segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O termino de um namoro.

Boa noite pessoal. O termino de um namoro é o tema que escolhi para pensar. Hoje posso dizer que não vivo esta situação, mas sei muito bem quais são as dores vividas. Vemos pessoas proximas a nós sofrerem relacionamentos terminados. Dores que não se olha, se sente na alma.
Tudo começa ao envolvimento entre duas pessoas, elas se unem propondo um futuro maravilhoso. Aos que sabem entender que a vida não é feita só de flores conseguem perseverar e seguir os caminhos difíceis de um relacionamento. A partir da visão que duas pessoas são inteiramente diferentes conseguimos dar passos mais largos pois o alcance da visão é privilegiada. Já aos que não conseguem ver o que está a sua frente, infelizmente estão fadados a sofrerem mais quando se dispuserem ao encontro com o proximo.
Olhar o outro com mais cautela se chega ao encontro verdadeiro. Eu sei muito bem que tudo o que se vê nos primeiros meses é pura ilusão. É claro que ao se relacionar com o outro entendemos a base do que o outro é feito. Não sua intimidade mas a clareza do carater e sentimento. Já as coisas mais íntimas são tarefas para gigantes, digo gigantes pois não é fácil entender costumes que não admitimos. Ás vezes olhamos nossos erros mas os erros fazem parte do ser humano e amar o proximo é amar não só os acertos mas sim os erros de quem se ama. O complemento dos erros e acerto nos fazem imperfeitos e é nesta distinta diferença que existe o especial, pois não somos padronizados e nem patenteados, somos obras únicas de Deus que nesta imperfeição nos tornamos perfeitos aos olhos de quem nos ama.
Então conclui-se que amar é gostar de todo o conjunto, perfeições e imperfeições. Não quero dizer que devemos aceitar todas as imperfeições do outro , mas sim tentar melhorar sempre para quem está conosco.
A proximidade de quem ama torna melhor o outro, faz entender que a subida é ingrimi mas que vale a pena.
Para quem vive o termino aconselho olhar a vida de maneira mais ampla pois tudo é um ciclo nesta vida. Como dizem os sabios " para todo começo existe um meio e um fim". E neste ciclo que devemos olhar quantos passos foram dados para cima e para baixo, é nesta matematica que se tira o verdadeiro aprendizado do que se passou. Viver é aprender, se relacionar também.
Mas o termino é realmente complicado. A força que nos move ao desencontro dilacera nossos corações. O que mais queremos é ter a pessoa amada ao nosso lado, é poder fazer das promessas realidade, dos sonhos reais. Mas infelizmente a verdade está dita e feita, tudo se acabou e como posso lidar com isso? Aconselho a mudança dos ares, o abraço amigo, o olhar da familia. Tudo é força que nos move pra frente, mostra que a vida é bela, que isso só foi uma passagem, um aprendizado que teve. Mostra que a vida tem muito sentido e que novas oportunidades surgiram, novos amores viram e a vida continua. Não devemos parar no tempo, pois a vida é muito mais que um relaciomento e quem olha a vida por este ângulo consegue continuar dando passos.
Mas mesmo assim o desespero nos pega de surpresa. Tudo o que foi vivido desapareceu, não conseguimos ver o que há em nossa frente, tudo que um dia foi colorido se tornou vazio, frio e escuro. Parece que não tem mais jeito.
Bom o melhor remédio para esta dor é a franqueza consigo mesmo, é os pés firmes no chão, é a dor que nos comove. Toda está união junto ao tempo nos coloca a transpor o fato consumado, dai a dor se acalma, a tempestado se dissipa e conseguimos novamente pensar no que se passou. Pensamentos que começam a fazer sentido, e escolhas que começam a dar forma, é a hora da aceitação.
O brilho nos olhos se volta, as cores aumentam e os sonhos são devolvidos. O ciclo da vida, dos relacionamentos, da felicidade. Viver a vida sem sentir a dor da perda não faz parte para os seres humanos. Desafio que consome mas que todos sentirão. Não existe remédio nem solução para esta dor, somente amigos, familia e novos ares.
Por isso quem vive a vida para amizades verdadeiras tem muito mais condições de ser forte na dor do que os que vivem amizades vagas que procuram o que pode proporcionar e não que somos verdadeiramente.

E mais uma coisa, não se prenda no vazio, olhe ao seu redor, existe muito o que fazer, muito que aprender e viver nesta vida. Não fomos criados com todo o carinho para deixar que a dor pise em nossas vidas e acabe com nossos sonhos. Olhar para nossa familia e amigos é encontro divino, pois Deus nos ama atravéz do encontro com o proximo. Nós também podemos pedir ajuda com o peso carregado, é nesta matematica que iremos vivendo e aprendendo, caindo e sendo levantado.

Muito obrigado por sua visita. Seja sempre bem vindo. É neste encontro que nos melhoramos a cada dia mais.

Bruno Tominaga

2 comentários: